segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

10ª a 19ª Semana

Oii Oii, tudo bem povo?

Hoje vou compartilhar com vcs como foram as semanas do desenvolvimento do meu pequenino, confiram ai!!!

10° Semana



  • Meu bebê tem o tamanho de uma ameixa seca e está pesando cerca de 2,5g e mede de dois a três centímetros da cabeça até o bumbum.

  • O doutor me contou que as orelhas externas do seu bebê ficam na parte inferior da cabeça, mas isso é completamente normal, já que elas vão se deslocar para o local certo à medida que a cabeça crescer.

  • Os olhos do meu pequeno também estão se desenvolvendo as pálpebras estão começando a cobrir os olhos, os quais ainda se encontram nas duas laterais da cabeça.
  • Acreditam quem os dentes de leite dele já estão começando a se formar!?
    Mas calma que o primeiro dente do bebê não vai romper as gengivas

Curiosidades

  • O médico me recomendou que eu reduza ou elimine a cafeína de minha dieta. A cafeína pode contribuir para a desidratação, já que é um diurético. Se eu tiver de tomar café com leite ou refrigerante todos os dias, vou ter que beber mais água para compensar a perda de líquido.
  • Descobri que a placenta está se formando à medida que o cordão umbilical se alonga. Meu bebê também está crescendo rapidamente e começando a assumir uma forma humana.

11° Semana




  • Meu bebê tem o tamanho de um tomate cereja. Meu pequeno cresceu um pouco mais desde a semana passada: o comprimento da cabeça até o bumbum agora é de 5 cm.
  • O coração dele está batendo ferozmente há semanas, mas antes não escutava porque só agora ele ficou alto o suficiente para ouvir. O coração de um feto bate duas vezes mais rápido, entre 120 a 160 batimentos por minuto.
  • Uma fina camada de pele vem se formando sobre o corpo do meu bebê e outra camada se transformará em suas unhas


12° Semana



  • Meu bebe já está pesando de 8,5 a 14 g e mede em torno de 6,3 cm.
  • O período realmente crítico para o desenvolvimento do seu pequeno está chegando ao fim. Ufa! Ainda bem né? Até o final desta semana, todas as partes do corpo estarão lá; até mesmo os órgãos sexuais já se desenvolveram, embora ainda seja cedo para descobrir o sexo .

13° Semana


  • Agora que meu bebê desenvolveu todas as estruturas essenciais do corpo, os órgãos estão trabalhando bastante. O fígado secreta bile, o pâncreas produz insulina e os rins formam a urina para transportar resíduos para fora. Os intestinos do meu pequeno, que parcialmente residiam no cordão umbilical, se mudaram de volta para o abdômen, agora que há espaço suficiente para acomodá-los.
  • O bebê agora tem aproximadamente o tamanho de uma ameixa grande, pesando menos de 28 g e medindo de 6,6 a 10 cm. A cabeça ocupa metade desse comprimento, graças a todo esse desenvolvimento do cérebro. Ao longo dos próximos meses, o corpo vai crescer a uma velocidade incrível para acompanhar a cabeça. Quando o bebê nascer, a cabeça terá apenas 1/4 do seu comprimento total.
  • Os desconfortos do primeiro trimestre,como fadiga, náusea, micção frequente,diminuíram um pouco e eu finalmente começa a gostar um pouco mais de estar grávida hahahaha. Sabiam que muitas mulheres chegam a sentir uma onda de energia durante este trimestre?
  • Comecei a sentir que minha cintura está começando a engrossar. As calças que normalmente uso estão ficando um pouco incômodas

14° Semana



  • A boca do meu bebê pode abrir e fechar e está começando a fazer movimentos de engolir e chupar. Esses pequenos músculos faciais estão se exercitando de verdade!
  • Descobri que o esôfago, a traqueia, a laringe e as cordas vocais estão todos preparados e prontinhos para aquele primeiro grito após o nascimento.
  • Estou morrendo de curiosidade para saber como meu bebe é! Neste momento, os olhos se moveram para o lugar certo na parte superior do rosto, e as orelhas se moveram do pescoço para os lados da cabeça. As mandíbulas já estão completas há algum tempo, e o palato agora está se "fechando" da frente para trás.

15° Semana



  • Nessa semana o padrão de cabelo do meu bebê é estabelecido, mas isso não é garantia de que ele vá nascer com uma cabeça cheia de cabelos
  • Já é possível ver vasos sanguíneos que já transportam o sangue. O desenvolvimento da boca continua e o rosto do bebê pode se mover mais e mais. Será que ele já está a cara da mãe? hahaha
  • Comecei a ficar inchada, Mas o médico me explicou que esse inchaço, é causado pelo aumento do sangue que circula pelo meu corpo e pela pressão de meu útero que está em crescimento sobre as veias pélvicas. Para me ajudar ele recomendou exercícios leves são uma ótima maneira de controlar o inchaço, portanto, devo procurar caminhar, nadar ou fazer aula de ioga.
16° Semana




  • Nesta semana, o médico me disse que o bebê geralmente movimenta ferozmente os bracinhos e as perninhas. Mas se não mexer não preciso me preocupar já que ele pode se movimentar desde algum momento entre agora e a 20ª semana, parece que o meu pequeno ainda é muito pequeno mesmo, ele tem cerca de 11,5 a 12 cm de comprimento e pesando pouco menos de 85 g, e o amortecimento do líquido amniótico pode fazer com que ainda seja difícil sentir o movimento. Quero sentir o primeiro movimento dele logo
  • Dormir de barriga para baixo está praticamente impossível. Deitar no lado esquerdo é o melhor e fiquei sabendo que dormir nessa posição aumenta a circulação, o que pode ajudar a minimizar minhas chances de desenvolver inchaço e varizes.
17° Semana


  • Nesta semana, o meu pequeno está realmente começando a ganhar peso. A gordura, também chamada de tecido adiposo, ajuda a manter ele aquecido e é importante para o seu metabolismo, já que é uma grande fonte de energia.
  • Menino ou menina? Se eu estiver esperando uma menina, um conjunto especial de tecidos está se desenvolvendo e se transformando no útero e na vagina. Se um menino estiver a caminho, esses mesmos tecidos seguem por um caminho diferente: o pênis se formou e a próstata está começando a tomar forma.

18° Semana



  • Nesta semana, o meu pequeno está desenvolvendo a sua característica mais marcante: impressões digitais.  Agora mais do que nunca ele é unico nesse mundo.
  • O meu bebê já sabe bocejar? É bem provável! Eu posso até pegar um bocejo no próximo ultrassom. Além disso, o sistema digestivo está começando a formar uma substância preta e grossa, chamada mecônio, que eu vou ver na primeira fralda suja.

19° Semana



  • Meu pequeno tem cerca de 18 cm de comprimento e pesa de 180 a 230 g. Já está enorme, não é mesmo?
  • Eu estou esperando um menino ou uma menina? Apesar de o ultrassom ainda não conseguir mostrar, a vagina, o útero e as trompas de Falópio da bebê estão prontos e ela tem óvulos primitivos em seus pequenos ovários. Caso esteja esperando um menino, os testículos dele estão formados e um saco escrotal pode ser visto.


  • O vérnix, é uma substância que se parece com queijo cremoso, está se formando no corpo do bebê mas não preciso me preocupar porque isso é para proteger a pele dele do líquido amniótico

Nenhum comentário:

Postar um comentário