segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Agentes teratogênicos



Olá meus queridos leitores!!!



Ando meio preocupada, acabei achando na internet algo bem perigoso para qualquer gravidez, e acabo me sentindo meio que culpada por colocar meu bebê em risco. Vou explicar melhor pra vocês. Eu estava procurando mais informações sobre o desenvolvimento e como ter uma boa gestação e acabei sendo surpreendida pelos agentes teratogênicos, isso mesmo, agentes teratogênicos, como não sabia nada sobre o assunto e até o momento nenhum médico tinha me falado sobre isso (talvez para não me deixar apavorada) fui buscar mais informações através da internet. Bom, pelo que entendi agente teratogênico e tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais (retardo de crescimento, por exemplo), ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental. Quando li isso fiquei em choque. Os principais agentes teratogênicos são:


• Medicamentos
– Talidomida
– Misoprostol
– Retinóides Sistêmicos
– Anticoagulantes
– Antifúngicos
– Anti-hipertensivos
– Antialérgicos

• Doenças Maternas
– Diabetes Mellitus
– Epilepsia
– Depressão
– Tuberculose
– HIV/AIDS
• Infecções Congênitas
– Sífilis
– Toxoplasmose
– Rubéola
– Citomegalovírus
– Herpes
– Doença de Chagas
– Varicela

• Radiações (radiografias e radioterapia)

• Substâncias Químicas (mercúrio, chumbo, por exemplo)

• Outras Drogas (álcool, fumo, cocaína e outras).
Vou contar para vocês, estava pesquisando e encontrei alguns dos agentes teratogênicos aqui na internet e suas consequências para o bebê.
Talidomida:
A primeira droga com efeitos teratogênicos em grande quantidade e que causou uma verdadeira revolução na forma de avaliar a prescrição dos fármacos da gestação foi a Talidomida. Seu uso ainda é feito em pacientes com doenças imunológicas como a hanseníase e alguns tipos de câncer. Quando sua prescrição for necessária, a anticoncepção deve ser rigorosa.


 Antineoplásicos e quimioterápicos
Os medicamentos usados no combate ao câncer causam danos fetais visto que seu mecanismo de ação envolve a redução da divisão celular como forma de reduzir o crescimento tumoral. Quando usados principalmente no primeiro trimestre se associam a morte fetal e abortamento. Em neoplasias, a gestante deve ser acompanhada em conjunto por obstetra e oncologista, avaliando o custo-benefício de cada uma das medidas.
Álcool tem efeitos comprovados sobre o desenvolvimento do sistema nervoso central além de alterações craniofaciais, constituintes da chamada síndrome do álcool fetal. Esta pode ocorrer de forma completa ou somente com alterações mais leves.Não existem níveis seguros de consumo de álcool na gestação.
Toxoplasmose
É causada pela infecção por um parasita comum encontrado nas fezes de gatos e em alimentos contaminados. Pode levar a complicações graves para mulheres grávidas
Em bebês, podem nascer com pulmões e baço anormalmente grandes, podem sofrer também de convulsões e de amarelamento da pele e dos dentes, microcefalia, macrocefalia além de graves infecções nos olhos.


Síndrome da Rubéola Congênita (SRC):

É uma importante complicação da infecção pelo vírus da Rubéola durante a gestação, principalmente no primeiro trimestre, podendo comprometer o desenvolvimento do feto e causar aborto, morte fetal, natimorto e anomalias congênitas. As manifestações clínicas da SRC podem ser transitórias (púrpura, trombocitopenia, hepatoesplenomegalia, icterícia, meningoencefalite, osteopatia radioluscente), permanentes (deficiência auditiva, malformações cardíacas, catarata, glaucoma, retinopatia pigmentar), ou tardias (retardo do desenvolvimento, diabetes mellitus). As crianças com SRC frequentemente apresentam mais de um sinal ou sintoma, mas podem ter apenas uma malformação, das quais a deficiência auditiva é a mais comum.
Como vocês que acompanham meu blog sabem, depois que eu saí do meu relacionamento eu acabei me afundando no álcool e nas drogas, então quando vi que tudo isso era prejudicial e poderia afetar no desenvolvimento do meu bebê e até mesmo fazer que ele tenha sequelas me senti muito culpada. Fui o mais rápido possível no meu médico ..... ele me deixou bem aliviada, ele falou que vem acompanhando meu caso desde de o início da gravidez, que o uso de álcool e de drogas é muito preocupante durante a gravidez e como eu não fiz uso nesse período e pelo andamento do desenvolvimento fetal não aparenta nenhuma alteração. Naquele momento não consegui conter as lágrimas de tanta emoção. Vai uma dica para todas as mamães, tomem muito cuidado com uso de medicamentos, álcool, drogas principalmente nos primeiros meses de gravidez que é o período que o embrião está mais propenso a malformação, façam sempre os exames indicados por seus médicos, lembrem – se a prevenção vai ser sua melhor opção.

Então, por hoje acho que já falei demais vou descansar um pouco até o próximo post.😘







Nenhum comentário:

Postar um comentário