Olá pessoal tudo bem?
Hoje vou falar um pouquinho de como acontece a formação das
cartilagens e dos ossos.
O desenvolvimento das cartilagens ocorre na quinta semana de
desenvolvimento. O tecido possui como características a sua formação por
condrócitos e condroblastos, além de ser revestido por pericôndio. Não existem,
no entanto, neste tecido, vasos sanguíneos, nervos ou vasos linfáticos. Sua
função é revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo,
além de prevenir os atritos entre os ossos por ser menos rígido que estes.
Ou seja é uma parte super importante da
formação do meu baby!
![]() |
Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/294043/
|
A formação dos ossos começa durante as primeiras semanas de vida intra-uterina, e eu descobri que ela leva tanto tempo até ficar concluída que, se obtém a constituição definitiva de todos os ossos do esqueleto no final da adolescência! Incrível né?
A ossificação – formação de tecido ósseo – acontece por dois processos: ossificação intramembranosa e ossificação endocondral.
Na ossificação intramembranosa, o tecido ósseo aparece aos poucos em uma membrana de natureza conjuntiva, não cartilaginosa. Na ossificação endocondral, uma peça de cartilagem, com formato de osso, serve de molde para a confecção de tecido ósseo. Então, a cartilagem é gradualmente destruída e substituída por tecido ósseo.
A ossificação endocondral acontece na formação de ossos longos, como os das pernas e os dos braços. Nesses ossos, duas regiões principais sofrerão a ossificação: o cilindro longo, conhecido como diáfise e as extremidades dilatadas, que correspondem as epífises.
Olhem só, nesta imagem explica direitinho:
![]() |
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio19.php |
Os ossos longos aumentam de comprimento por causa da existência de cartilagens de conjugação. São zonas muito ativas, onde apenas existe cartilagem, a partir das quais se vai formando um novo osso. As zonas de transição entre o osso já formado e a cartilagem são denominadas de metáfises. A influência dos hormônios produzidos durante a puberdade faz com que as cartilagens de conjugação sofram um processo de ossificação, o que provoca a paragem do desenvolvimento dos ossos longos. O fim da puberdade determina o tamanho definitivo da pessoa. Legal né?
Bom por hoje é só pessoal, espero que continuem torcendo pelo crescimento saudável do meu baby! Um enorme beijo pra vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário