terça-feira, 15 de novembro de 2016

4ª Semana do Desenvolvimento Embrionário

Olá meninas e meninos, tudo bem com vocês?

Comigo está tudo bem, graças a Deus!
Bom, ontem completei a quarta semana de gestação, ai que emoção… rsrsrsrsrs!!!



Estou chegando ao final do primeiro mês de gravidez e a essa altura estou começando a sentir alguns sintomas, como cansaço, mudanças repentinas de humor, urinando com frequência e sentindo os seios doloridos.
Com o passar do tempo as minhas responsabilidades vão aumentando cada vez mais, por isso estou fazendo tudo certo,  pois sei que o primeiro período da gravidez é o mais crítico para a formação do meu bebê.
Durante as primeiras 4 semanas da gravidez, o crescimento do bebê é mais rápido do que em qualquer outro momento da vida. O pequeno embrião atinge um tamanho 10 mil vezes maior que o zigoto (primeira célula embrionária).
Até ao final da 4ª semana, completa-se a chamada fase pré-embrionária. O seu corpo desenvolve as estruturas de apoio, proteção e alimentação do ovo (célula única que resulta da fusão dos núcleos do óvulo e do espermatozoide).
Da Quarta à Oitava Semana do desenvolvimento embrionário ocorre o período da Organogênese.

Quarta semana:

  • Formação do tubo neural entre os sômitos;
  • Aberto neuroporo rostral e caudal;







  • 1° arco - arco mandibular - maior parte da origem mandibular;
  • 2° arco - branquial hioide visíveis;
  • embrião curvado e coração grande - proeminência ventral;
  • visíveis três pares de arcos branquiais e neuroporo rostral fechado;
  • brotos dos membros superiores reconhecíveis - pequenas protuberâncias;
  • fossetas óticas e primórdios dos ouvidos internos;
  • 4° arcos branquiais e brotos dos membros inferiores;
  • plasmódios ópticos - futuro cristalino dos olhos nos lados da cabeça;
  • cauda atenuada.

Ao final desse período todos os principais órgãos e sistemas começaram a se desenvolver. Exceto, o cardiovascular, esse tem suas funções mínimas sendo desempenhadas.

Um comentário:

  1. Oi Zuleide! Adoro acompanhar seu blog e estou super ansiosa pra saber se vai ser menino ou menina heim! Beijos ;)

    ResponderExcluir