sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A Placenta

Oii pessoal! Como vocês estão?

Hoje vou falar um pouco sobre a formação da placenta.
Assim que o ovo fertilizado consegue se implementar na parede uterina, a placenta começa a formar-se no ponto de ligação. Por norma, a placenta inicia o seu desenvolvimento uma semana após a concessão, tempo necessário para a viagem do blastocisto até ao local onde se irá fixar.
O minúsculo blastocisto é constituído por duas camadas: uma massa celular interna e uma camada externa de células. A massa celular interna dará origem ao embrião enquanto a camada externa formará a face fetal da placenta.
Com a implementação do ovo, as células da camada externa iniciam a formação das vilosidade coriônicas. Estas pequenas saliências ligam os vasos sanguíneos da placenta à parede do útero e será esse o canal através do qual se farão as trocas entre a mãe e o bebê.


A mãe contribui com nutrientes e anticorpos e o bebê envia os seus desperdícios. Estes, entram no sistema circulatório da mãe e são assim eliminados da bolsa protetora do bebê. Durante este processo, não existe contato direto entre o sangue da mãe e o sangue do bebê.
Por volta do final do primeiro trimestre da gestação, a placenta está completamente formada e ligada à parede uterina. Nos próximos 6 meses, assume por completo a função de fornecer ao bebê tudo aquilo de que ele necessita para se desenvolver e preparar para a vida fora da proteção do útero.
Mas, além de alimentar, fornecer oxigênio e filtrar os desperdícios do bebê, a placenta produz e segrega muitos hormônios que desempenham um papel fundamental na criação das condições necessárias ao desenvolvimento do bebê, na manutenção da gravidez e na preparação do corpo materno para a amamentação e para o parto.

O que estão achando dos posts heim pessoal? Espero que estejam gostando e que estejam ansiosos junto comigo! kkk mal posso esperar pra segurar meu baby!


Um super beijo gente!

Síndrome do Primeiro Arco

Oi oi gente! Tudo bem?

Além da formação da face, descobri que existem doenças relacionadas a isso.
Estou chocada!!

É bem tenso viu gente...

Uma dessas doenças é a síndrome do primeiro arco. 
Ela é caracterizada principalmente pelas anomalias fonéticas, oral e mandibular que podem variar de leve a grave. Estas malformações ocorrem em estruturas derivadas do primeiro e segundo arco bronquial durante o desenvolvimento embrionário durante a 4 semana de gestação.

Uma foto pra vocês entenderem melhor como fica o rostinho do bebê 

Como já havia falado com vocês, da 4ª a 8ª semana de gestação, é o período mais sensível para o feto. 
Então tenho tomado muito cuidado nesse período, pois posso colocar em risco a vida do meu baby ou causar alguma doença grave. 

Espero que você também, mamãe, assim como eu, possa tomar esses cuidados neste período da gestação.

Um super beijo pessoal! 

  

Desenvolvimento da Face e do Pescoço

Oi pessoal! Que saudade! 

Andei meio sumida né? rsrs Mas agora estou de volta com muitas novidades!

Hoje vou falar um pouquinho pra vocês sobre o Desenvolvimento da face e do pescoço. É tão emocionante pensar em como está sendo formado o rostinho do meu baby! 

Confesso que fiquei bem impressionada com essa etapa do desenvolvimento kkk
O processo inicia-se na quarta semana de desenvolvimento pré-natal (durante o período embrionário) no desenvolvimento da face e do pescoço, o crescimento do cérebro é mais acentuado, sendo que área da face se encontra limitada entre o futuro coração e cérebro. Nesta altura, todos os folhetos embrionários estão envolvidos no desenvolvimento da face, incluindo este a formação da boca primitiva (estomodeu), arco mandibular, apófise maxilar, apófise frontonasal e nariz.



O desenvolvimento da face depende de 5 proeminências que se formam durante a 4ª semana e envolvem a boca primitiva do embrião, a apófise frontonasal singular e as apófises maxilares e mandibulares, sendo estas apófises faciais os centros de crescimento da face. A parte superior da face é originada pela apófise frontonasal, a porção média desenvolve-se a partir das apófises maxilares e a parte inferior das apófises mandibulares. O desenvolvimento facial da 4ª semana é completado na 12ª semana de período fetal.


A maior parte dos tecidos e estruturas desenvolve-se por fusão de protuberâncias ou tecidos da mesma superfície do embrião. Deste modo, um sulco ou fenda encontra-se inicialmente entre protuberâncias adjacentes aquando a sua formação por crescimento, morfogénese e diferenciação. Durante este tipo de fusão, estes sulcos são eliminados por tecidos mesenquimatosos subadjacentes que migram para a fenda, tornando a superfície do embrião uniforme. Neste processo o mesênquima adjacente cresce e submerge a ectoderme externa. A parte superior da face é inicialmente a mais rápida a crescer, devido ao desenvolvimento do cérebro.

Por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado! Beijos

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

8º Semana

Oii gente! Como vocês estão?


Entramos na oitava semana e estou cheia de expectativas quanto as transformações do meu baby, mal acreditei quando vi as mãozinhas e os pezinhos chanfrados no ultrassom! Fiquei muito emocionada.




Graças a Deus os processos de formação estão todos ocorrendo em sequencia e naturalmente, a ossificação do fêmur esta ok e sua cauda mais conhecida como eminência caudal ou sacrococcigea desapareceu, é estranho dizer mas, é muito legal saber que meu baby está adquirindo características nitidamente humanas AHAHAHA
Esqueci de dizer a vocês, toda a família e o conjunto médico tem uma ideia de qual deve ser o sexo do bebê, meus médicos desconfiam que a minha sementinha seja flor, menina, menina !!!!! Para a alegria de todos, mas ainda não é 100% certo, então vamos ficar na expectativa e torcida.


Enquanto isso continuo indo ao médico regularmente, acho que fico até cismada kkk minha preocupação com a formação do meu baby é muita, afinal na minha família há casos de pessoas com má formação e doenças hereditárias, então todo cuidado é pouco, por isso, alem das consultas estou me alimentando super bem, comendo de 3 em 3 horas, ingerindo frutas verduras e legumes e também estou praticando yoga (amoooooo).


O post de hoje foi rapidinho, mas é sempre bom deixar vocês atualizados né? kkk Um beijão pessoal!



7º Semana

Olá meninos e meninas! Tudo bem com vocês?

Bom, hoje vou falar um pouquinho sobre a sétima semana! Aeeeee! Passa rápido né?


Todos os órgãos estão em desenvolvimento e, apesar do tamanho da cabeça ainda ser desproporcionalmente grande em relação ao corpo, o aspeto do embrião é cada vez mais humano. O metabolismo materno acelera para apoiar e fornecer todos os nutrientes que suportam o rápido desenvolvimento do embrião.
O desenvolvimento do feto com 7 semanas de gestação é constante. Transformações acontecem a cada minuto. Nesta semana, a placenta é muito maior que o bebê, os olhos que estavam na lateral da cabeça, começam a aproximar-se, os cotovelos já se mexem, os dedos ainda estão juntinhos mas já podem ser observados e a cabeça do feto ainda está inclinada sobre seu estômago.

Fonte: http://trajetoriadeumamae.blogspot.com.br/2014/11/diario-de-gravidez-7-semanas.html

Os órgãos do bebê começam a ser formados mas ainda é muito cedo para desempenharem alguma função, e embora os braços e as pernas já estejam presentes, eles inicialmente, são semelhantes ao remo de um barco.
Os pulmões começam a se desenvolver, assim como os músculos e os ossos. A cabeça e o cérebro estão crescendo rapidamente, e o bebê já possui o apêndice devidamente formado. Nesta fase o bebê poderá se mexer, mas eu provavelmente só vou sentir com 18 semanas de gestação.

Fonte: http://gravidezbebeecrianca.blogspot.com.br/2014/10/gravidez-semana-7.html

E pra finalizar, uma lista de mudanças que achei super interessante:

  • O bebê adquire a forma de um “C“;
  • A cabeça ainda é irregular e mantém-se inclinada para a frente;
  • Os braços e pernas alongam-se e já existem mãos e pés rudimentares;
  • O intestino, fígado, rins, pulmões, estômago e órgãos sexuais internos estão quase completos, embora ainda não funcionem;
  • O coração continua a evoluir e separa-se em quatro câmaras e bate ao ritmo de 150 pulsações por minuto, mais ou menos o dobro da pulsação de um coração adulto;
  • O batimento cardíaco já é visível através de uma ecografia;
  • Formam-se depressões entre os raios digitais que separam os futuros dedos;
  • Forma-se o canal vitelino (ducto estreito que antes formava uma comunicação entre o intestino primitivo e o saco vitelínico);
  • O intestino entra no celoma extra-embrionário na porção proximal do cordão umbilical, formando a hérnia umbilical fisiológica que se dá por razão de a cavidade abdominal ser pequena demais para acomodar o intestino em crescimento.
Fonte: http://alomae.prefeitura.sp.gov.br/7-semanas-de-gravidez/

Espero que tenham gostado das novidades de hoje, estou super ansiosa pra contar mais pra vocês! Continuem torcendo por mim e pelo meu baby (será que é menino ou menina?) Um super beijo pessoal!

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

6º Semana

Oii gente! Tudo bem com vocês?


Adivinhem quem está suuuper animada hoje?? Isso mesmo, eu!!


É por que hoje trouxe mais novidades sobre meu baby pra vocês! Nem sei por onde começar... Mas primeiro vamos falar sobre o que mais tem acontecido na minha vida no momento:

1 - Crises de choro repentinas ( já até me acostumei com esse humor maluco).


2- Me pego pensando em comer coisas que não tenho costume.


3 - E claro a vontade super frequente de fazer xixi. 

Quando percebo que quero ir fazer xixi DE NOVO.

Agora vamos falar do que interessa né gente kkk.
Ele está do tamanho de um feijãozinho e já se parece mais com um bebê. E dá pra acreditar que os olhos e as narinas estão começando a se formar?! E nesta época da gestação foram relatados movimentos espontâneos (contrações bruscas do tronco e membros).
Essa foto ajuda bastante a ver como ele está no momento:

Foto retirada do Livro de Embriologia Clínica - 10 Edição/2016 - Keith L. Moore


E pra finalizar essa foto mostrando pra vocês como meu baby deve estar lindo kkk

 http://www.pampers.com.br/


Espero que tenham gostado pessoal! Até a próxima!

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Formação das Cartilagens e Ossos

Olá pessoal tudo bem?

Hoje vou falar um pouquinho de como acontece a formação das cartilagens e dos ossos.


O desenvolvimento das cartilagens ocorre na quinta semana de desenvolvimento. O tecido possui como características a sua formação por condrócitos e condroblastos, além de ser revestido por pericôndio. Não existem, no entanto, neste tecido, vasos sanguíneos, nervos ou vasos linfáticos. Sua função é revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, além de prevenir os atritos entre os ossos por ser menos rígido que estes. Ou seja é uma parte super importante da formação do meu baby! 
Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/294043/
A formação dos ossos começa durante as primeiras semanas de vida intra-uterina, e eu descobri que ela leva tanto tempo até ficar concluída que, se obtém a constituição definitiva de todos os ossos do esqueleto no final da adolescência! Incrível né?

A ossificação – formação de tecido ósseo – acontece por dois processos: ossificação intramembranosa e ossificação endocondral.
Na ossificação intramembranosa, o tecido ósseo aparece aos poucos em uma membrana de natureza conjuntiva, não cartilaginosa. Na ossificação endocondral, uma peça de cartilagem, com formato de osso, serve de molde para a confecção de tecido ósseo. Então, a cartilagem é gradualmente destruída e substituída por tecido ósseo.
A ossificação endocondral acontece na formação de ossos longos, como os das pernas e os dos braços. Nesses ossos, duas regiões principais sofrerão a ossificação: o cilindro longo, conhecido como diáfise e as extremidades dilatadas, que correspondem as epífises.
Olhem só, nesta imagem explica direitinho:
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio19.php

Os ossos longos aumentam de comprimento por causa da existência de cartilagens de conjugação. São zonas muito ativas, onde apenas existe cartilagem, a partir das quais se vai formando um novo osso. As zonas de transição entre o osso já formado e a cartilagem são denominadas de metáfises. A influência dos hormônios produzidos durante a puberdade faz com que as cartilagens de conjugação sofram um processo de ossificação, o que provoca a paragem do desenvolvimento dos ossos longos. O fim da puberdade determina o tamanho definitivo da pessoa. Legal né?

Bom por hoje é só pessoal, espero que continuem torcendo pelo crescimento saudável do meu baby! Um enorme beijo pra vocês!


5º Semana

Oii gente... voltei!!! Tudo bem com vocês?

Olhem que imagem legal, mostra onde está o bebê e o formato dele... estou achando ele até o momento a cara do pai! kkkk



Entrei na 5ª semana de gestação, estava olhando em alguns sites sobre gravidez e vi que meu bebê deve ter o tamanho entre 1,27 a 2,54 mm, o bebê é do tamanho de uma pequena semente de laranja. Dá pra acreditar no tamanhinho dele ainda?! Ahh estou muito animada!!




Minhas oscilações de humor estão a mil... Estou tendo muitos enjoos, com muuito sono e vontade de fazer xixi o tempo todo. Também estou sofrendo com de dor de cabeça. É tudo normal, e é tudo muito chato, mas a parte boa é que são coisas que fazem parte da gravidez, então não vão durar para sempre.

Então vou falar mais um pouquinho sobre o que descobri a respeito da 5ª semana.
A placenta e os primórdios do cordão umbilical já estão trabalhando duro para passar nutrientes essenciais do seu corpo para o seu bebê. Oxigênio, aminoácidos, gorduras e açúcares, todos desempenham um papel vital no desenvolvimento saudável.

http://www.pampers.com.br/

Algumas das células do bebê estão se desenvolvendo no tubo neural, que se tornará a medula espinhal e o cérebro. Um tubo neural formado incorretamente pode resultar em uma complicação chamada espinha bífida, na qual a medula espinhal não se fecha por completo. Tomar pelo menos 400 mg de ácido fólico todos os dias é a melhor arma contra defeitos congênitos relacionados à medula espinhal.
O coração do meu bebê é agora um único tubo com algumas batidas descoordenadas. Essas pancadas se tornarão mais regulares com o passar de cada semana.

Bom pessoal vou ficando por aqui, logo logo venho trazer mais notícias e curiosidades sobre meu baby pra vocês!

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Aparelho Faríngeo Humano

Oi gente!! 

O nome do post assusta um pouco mas o assunto é bem fácil de entender.

As estruturas do aparelho faríngeo participam na formação da face e do pescoço, iniciam sua formação na quarta semana do desenvolvimento e contribuem para a aparência externa característica do embrião. 

O aparelho faríngeo é formado por arcos faríngeos, bolsas faríngeas, sulcos faríngeos (fendas faríngeas) e membranas faríngeas. Antigamente o termo usado para estas estruturas é branquial, pois durante seu desenvolvimento se assemelham às brânquias de um peixe. 

Minha cara quando tento imaginar meu baby com brânquias de peixe kkk

Componentes dos arcos faríngeos:

1) Artéria do arco faríngeo.
2) Haste cartilaginosa que forma o esqueleto do arco.
3) Componente muscular que é o primórdio dos músculos da cabeça e do pescoço.
4) Um nervo que supre a mucosa e músculos derivados de cada arco.

 O endoderma da faringe reveste os aspectos internos dos arcos faríngeos e passa para as bolsas faríngeas. As bolsas faríngeas separam internamente os arcos faríngeos e se desenvolvem em uma sequência cefalocaudal. Existem quatro pares bem definidos, sendo o quinto par rudimentar ou até mesmo ausente. O revestimento epitelial endodérmico das bolsas faríngeas dá origem a órgãos importantes da cabeça e no pescoço.



Derivados das bolsas faríngeas:

1° bolsa: recesso tubotimpânico e a membrana ao tímpano.
2 ° bolsa: é obliterada com o desenvolvimento das tonsilas palatinas – seio tonsilar e criptas tonsilares.
3 ° bolsa: glândulas paratireóides inferiores e o timo.
4 ° bolsa: glândulas paratireóides superiores e células parafoliculares da tireóide.

Os sulcos faríngeos separam externamente os arcos faríngeos e são revestidos por ectoderma. Somente o primeiro par de sulcos faríngeos contribui para estruturas pós-natais. Os demais sulcos ficam numa depressão semelhante a uma fenda – o seio cervical – e são normalmente obliterados junto com o seio à medida que o pescoço se desenvolve.

Mal posso esperar pra contar mais pra vocês, um beijão pessoal!

4ª Semana do Desenvolvimento Embrionário

Olá meninas e meninos, tudo bem com vocês?

Comigo está tudo bem, graças a Deus!
Bom, ontem completei a quarta semana de gestação, ai que emoção… rsrsrsrsrs!!!



Estou chegando ao final do primeiro mês de gravidez e a essa altura estou começando a sentir alguns sintomas, como cansaço, mudanças repentinas de humor, urinando com frequência e sentindo os seios doloridos.
Com o passar do tempo as minhas responsabilidades vão aumentando cada vez mais, por isso estou fazendo tudo certo,  pois sei que o primeiro período da gravidez é o mais crítico para a formação do meu bebê.
Durante as primeiras 4 semanas da gravidez, o crescimento do bebê é mais rápido do que em qualquer outro momento da vida. O pequeno embrião atinge um tamanho 10 mil vezes maior que o zigoto (primeira célula embrionária).
Até ao final da 4ª semana, completa-se a chamada fase pré-embrionária. O seu corpo desenvolve as estruturas de apoio, proteção e alimentação do ovo (célula única que resulta da fusão dos núcleos do óvulo e do espermatozoide).
Da Quarta à Oitava Semana do desenvolvimento embrionário ocorre o período da Organogênese.

Quarta semana:

  • Formação do tubo neural entre os sômitos;
  • Aberto neuroporo rostral e caudal;







  • 1° arco - arco mandibular - maior parte da origem mandibular;
  • 2° arco - branquial hioide visíveis;
  • embrião curvado e coração grande - proeminência ventral;
  • visíveis três pares de arcos branquiais e neuroporo rostral fechado;
  • brotos dos membros superiores reconhecíveis - pequenas protuberâncias;
  • fossetas óticas e primórdios dos ouvidos internos;
  • 4° arcos branquiais e brotos dos membros inferiores;
  • plasmódios ópticos - futuro cristalino dos olhos nos lados da cabeça;
  • cauda atenuada.

Ao final desse período todos os principais órgãos e sistemas começaram a se desenvolver. Exceto, o cardiovascular, esse tem suas funções mínimas sendo desempenhadas.