sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Formação do Blastocisto




Oi gente andei um pouco preocupada esses dias, depois que descobri que estava grávida veio um turbilhão de emoções, fui e pesquisei na internet algumas informações que me deixaram mais ciente da minha gravidez e descobri que após  quatro dias da fecundação a mórula chega ao útero, e entre suas células penetram um líquido originado da cavidade uterina, a medida que o líquido aumenta, faz com que as células se dividem em duas partes, sendo elas: a camada mais externa que são chamadas de trofoblasto, e as células centrais que são denominadas embrioblastos. Esta imagem mostra na primeira semana do desenvolvimento a ovulação, a fertilização e a clivagem do zigoto.
3.jpg
Esta foto é uma micrografia de blastocisto (D) e seu desenho esquemático (E).
2.jpg



Durante este estágio é formado o blastocisto. Cerca de 6 dias após a fecundação, o blastocisto adere ao epitélio endometrial por ação de enzimas proteolíticas (metaloproteinases) e a implantação sempre ocorre do lado onde o embrioblasto está localizado. Logo, o trofoblasto começa a se diferenciar em duas camadas:
- Citotrofoblasto: Camada interna de células.
- Sincicitrofoblasto: Camada externa de células.
estes sao os estágios de formação e implantação do blastocisto.
primeirassemanas1subir.gif

No final da primeira semana o blastocisto está superficialmente implantado na camada endometrial na parte póstero-superior do útero. O sinciciotrofoblasto é altamente invasivo e se adere a partir do pólo embrionário, liberando enzimas que possibilita a implantação do blastocisto no endométrio do útero. Esse é responsável pela produção do hormônio hCG que mantém a atividade hormonal no corpo lúteo durante a gravidez e formam a base para o teste de gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário