quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Curiosidade

Depois que o médico me explicou que a pílula anticoncepcional contém uma combinação de hormônios: estrogênio e progesterona e que estes previnem a ovulação, fiquei curiosa para saber o que acontece para que a mulher ovule.
Então, fui pesquisar em sites sobre elas e irei contar a vocês, acredito que ficaram tão curiosos quanto eu.
Vamos Lá, começaremos pela anatomia .
Órgãos Genitais Femininos
Internos: 2 ovários, 2 tubas uterinas ou ovidutos, útero e vagina.
Externos: Clitóris, grandes lábios e pequenos lábios.
Fonte: wikia/ Fisiologia do Ato Sexual


Suas funções são:
  • Gametogênese (Oogênese);
  • Produzir Hormônios Sexuais ;
  • Manutenção do ovócito fertilizado, do embrião e do feto até o nascimento.

ÓRGÃOS GENITAIS MASCULINO

Dois testículos suspensos na bolsa escrotal;
-Ductos genitais intra e extra testiculares;
-Pênis;
-Glândulas associadas: Vesículas seminais Próstata, Glândulas bulbouretrais
ABAAABd8IAL-3.jpg
Fonte: ebah.com

GAMETOGÊNESE
A meiose ocorre para a formação de células germinativas, para que logo após essas células sejam transformada em gametas, esse processo é chamado de gametogênese.

gametogenese2.jpg
Fonte: Aprendendo Embriologia

  • Espermatogênese

É o processo de formação de espermatozoides que ocorre nos túbulos seminíferos, a partir de células específicas chamadas de espermatogônias. Divide-se em 4 períodos:
- período germinativo: as espermatogônias dividem-se por mitose
- período de crescimento: as espermatogônias param de se dividir e passam por um processo de crescimento. A espermatogônia passa a ser denominada
espermatócito I
- período de maturação: cada espermatócito I passa por um processo de
meiose, resultando em 4 células chamadas espermátides
- espermiogênese: é um processo de diferenciação pelo qual as espermátides
se transformam em espermatozoides.

  • Oogênese
O processo de formação de óvulos é semelhante à espermatogênese, mas guarda diferenças fundamentais. Que diferente dos homens que produzem milhares de espermatozoides por ejaculação as mulheres produzem somente um oócito por mês.
A oogênese se divide em três etapas:
- período de multiplicação: a multiplicação das oogônias ocorre no ovário e termina ainda no período embrionário, antes mesmo da mulher nascer.
- Período de crescimento: durante a vida fetal da mulher, as oogônias crescem e se transformam em oócitos I
- Período de maturação: ocorre na puberdade. Cada oócito I, através da meiose I, origina duas células – ovócito II e corpúsculo polar. O ovócito II é muito maior do que o corpúsculo polar, devido a presença de maior quantidade de citoplasma. O oócito II sofre a meiose II e divide-se em outras duas células, o óvulo e outro corpúsculo polar. Novamente, a divisão é desigual sendo o óvulo de tamanho maior. Ao final do processo, cada oócito I produz um óvulo e três corpúsculos polares.

Ao nascer, a mulher tem cerca de 2 milhões de oócitos I. A maioria degenera,mas na puberdade a mulher ainda tem cerca de 100 mil a 200 mil oócitos. Ao longo de sua vida fértil, a mulher produz cerca de 400 óvulos funcionais. O restante dos oócitos sofrem atresia (perda).

2016-09-16.jpg

A divisão meiótica da mulher fica estacionada na prófase I até esse oócito ser fecundado. Estou muito preocupada, pois pelo o que eu li é capaz de meu bebê nascer com Síndrome de Down devido a minha idade, e isso aumenta muito a chance , porque pode ocorrer de os cromossomos homólogos não conseguirem se separar e invés de ter 23 cromossomos em cada um , um terá 22 e outro 24 e se for fecundado o de 24 o bebê nascera com Síndrome de Down e os com 22 geralmente os embriões morrem.

Tomara que dê tudo certo. Então gente por hoje é só não estou conseguindo ficar no computador pois estou com muito enjoo. Até mais !



Fontes de Pesquisa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário