terça-feira, 30 de agosto de 2016

Hora da Verdade

Quando peguei o resultado o médico me falou que deu positivo e que eu seria mamãe. Entrei em estado de choque, não acreditava no que ele estava falando, então o questionei, como poderia estar grávida se uso anticoncepcional há anos. E ele com um sorriso me falou :
- Olha querida, o anticoncepcional hormonal combinado oral (AHCO) ou pílula anticoncepcional é considerado um medicamento eficiente na prevenção da gravidez e seu índice de falha é de 0,1%. Mas, apesar de os índices serem bem baixos, é claro que ainda existe o risco de gravidez. Observação, esse índice é quando a pílula é tomada regularmente, sem seu esquecimento.
Fonte: gineco.com.br
 A pílula anticoncepcional é um comprimido que  tem a combinação de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que inibe a ovulação. O anticoncepcional oral também modifica o muco cervical, tornando-o hostil ao espermatozoide. E esses hormônios que tem na pílula faz com que seus hormônios fiquem constantes e evita a ovulação. Você tem certeza que não esqueceu de tomá-lo algum dia?  
Quando ele me fez essa pergunta lembrei que tinha alguns dias atrás eu vivia uma semana difícil e estava cansada, acabei esquecendo de tomar o comprimido, porém achei que não houvesse nenhum problema. Aí ele me explicou que quando parar de tomar a pílula os hormônios voltam aos seus níveis normais e não constantes,  fazendo assim o ciclo para preparar-me para ovulação.
Saí da consulta, ainda meio desnorteada mas, vamos esperar eu “cair na real”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário