domingo, 4 de setembro de 2016

Agora entendi


Estou de volta pessoal.
Então, depois da minha última postagem fiquei passando muito mal, como agora estou melhor irei continuar minha pesquisa. Hoje será sobre os ciclos reprodutivos femininos para saber como eu engravidei sendo que eu estava tomando anticoncepcional, o doutor já tinha me falado como aconteceu igual já comentei com vocês, mas ainda não estava satisfeita.
primeirassemanassubir6.gif
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_SbP8CLsg6EE
/TE3bF9bCpDI/AAAAAAAACR4/a49mUXKd4ZE/s1600
/ciclo+menstrual.gif/
O Folículo Ovariano
O ovócito fica contido numa vesícula denominada folículo ovariano. A formação do folículo se inicia com cerca de 18 semanas, perto da metade da vida pré-natal. Inicialmente, o ovócito primário está envolvido por uma única camada de células epiteliais achatadas - folículo primordial - depois por uma camada de células cubóides ou colunares - folículo primário - a seguir por um epitélio estratificado - folículo secundário - e, finalmente, por células que delimitam uma cavidade cheia de líquido, o antro- folículo terciário ou vesicular.
Alguns dias após a menstruação, um novo folículo será escolhido (folículo dominante), o ovócito atinge a segunda divisão meiótica, aumenta rapidamente de tamanho mediante a produção de fluido intercelular, e atinge o estágio de folículo secundário e, posteriormente, de folículo terciário (folículo de Graaf). A maioria dos folículos secundários e terciários regride formando folículos atrésicos.
O ovócito adquire uma cobertura chamada zona pelúcida, que é secretada tanto pelo ovócito, como pelas células foliculares. Envoltório transparente, acelular, glicoprotéica que age como barreira para os espermatozóides. Depois da fertilização, ela bloqueia a poliespermia e protege o embrião. Durante a formação do antro, as células foliculares se comprimem perifericamente e formam o estrato granuloso, em torno do qual o estroma ovariano se condensa formando uma camada glandular, a teca interna. O desenvolvimento folicular completo e a ovulação dependem do estímulo do ovário pelo hormônio FSH e LH, provenientes da hipófise.
Ciclo Ovariano e Uterino
O eixo hipotálamo-hipófise-gonadal é responsável pela produção de hormônios gonadotróficos (FSH e LH) que dão início às mudanças cíclicas no ovário na puberdade. Estes hormônios por sua vez levam o ovário a secretar estrogênio e progesterona, responsável pelo ciclo uterino.  O ciclo uterino e ovariano prepara o sistema reprodutor para a gravidez .
Ciclo ovariano: compreende a fase folicular e luteínica.
1) Fase folicular: Dura 12-16 dias. Iniciada pelo FSH, acompanhada pelo aumento de estrógeno, que tem um aumento rápido e desencadeia um aumento pré-ovulatório de LH, que induz a ovulação.
2) Fase luteínica: Dura 10-16 dias. Caracterizada por uma mudança na dominância de estrogênio para progesterona pela formação de um corpo lúteo.
Ciclo uterino: compreende a fase menstrual, proliferativa e secretora.
1) Menstruação: Abrange 4-5 dias durante os quais a membrana mucosa do endométrio descama e ocorre o sangramento. Os sinais ovarianos de queda do estrógeno e progesterona são essenciais.
2) Fase proliferativa: Após a menstruação, há um aumento do estímulo estrogênico, regenerando o endométrio, a partir das glândulas uterinas da camada basal.
3) Fase secretora: Depois da ovulação, o corpo lúteo secreta progesterona e estrógeno. O estroma uterino torna-se edemaciado e as células do estroma de hipertrofiam (reação da decídua) preparando-se para uma possível gravidez.


Agora sim entendi o porque quando esquece de tomar a pílula corre o risco de engravidar, porque isso faz com que haja um pico no hormônio estrogênio e faz com que libere a progesterona que é o hormônio da gravidez e o aumento desse hormônio faz com que a mulher ovule. Por hoje é só, agora vou ir dormir, fiquei um pouco tonta. Beijos pessoal.

Fonte de Pesquisa :

Um comentário:

  1. Zuzu, obrigada por compartilhar seu momentos!!! você poderia postar fotos e imagens para ilustrar seus posts.

    Explique melhor sobre a endometriose também.

    ResponderExcluir