quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Curiosidade

Depois que o médico me explicou que a pílula anticoncepcional contém uma combinação de hormônios: estrogênio e progesterona e que estes previnem a ovulação, fiquei curiosa para saber o que acontece para que a mulher ovule.
Então, fui pesquisar em sites sobre elas e irei contar a vocês, acredito que ficaram tão curiosos quanto eu.
Vamos Lá, começaremos pela anatomia .
Órgãos Genitais Femininos
Internos: 2 ovários, 2 tubas uterinas ou ovidutos, útero e vagina.
Externos: Clitóris, grandes lábios e pequenos lábios.
Fonte: wikia/ Fisiologia do Ato Sexual


Suas funções são:
  • Gametogênese (Oogênese);
  • Produzir Hormônios Sexuais ;
  • Manutenção do ovócito fertilizado, do embrião e do feto até o nascimento.

ÓRGÃOS GENITAIS MASCULINO

Dois testículos suspensos na bolsa escrotal;
-Ductos genitais intra e extra testiculares;
-Pênis;
-Glândulas associadas: Vesículas seminais Próstata, Glândulas bulbouretrais
ABAAABd8IAL-3.jpg
Fonte: ebah.com

GAMETOGÊNESE
A meiose ocorre para a formação de células germinativas, para que logo após essas células sejam transformada em gametas, esse processo é chamado de gametogênese.

gametogenese2.jpg
Fonte: Aprendendo Embriologia

  • Espermatogênese

É o processo de formação de espermatozoides que ocorre nos túbulos seminíferos, a partir de células específicas chamadas de espermatogônias. Divide-se em 4 períodos:
- período germinativo: as espermatogônias dividem-se por mitose
- período de crescimento: as espermatogônias param de se dividir e passam por um processo de crescimento. A espermatogônia passa a ser denominada
espermatócito I
- período de maturação: cada espermatócito I passa por um processo de
meiose, resultando em 4 células chamadas espermátides
- espermiogênese: é um processo de diferenciação pelo qual as espermátides
se transformam em espermatozoides.

  • Oogênese
O processo de formação de óvulos é semelhante à espermatogênese, mas guarda diferenças fundamentais. Que diferente dos homens que produzem milhares de espermatozoides por ejaculação as mulheres produzem somente um oócito por mês.
A oogênese se divide em três etapas:
- período de multiplicação: a multiplicação das oogônias ocorre no ovário e termina ainda no período embrionário, antes mesmo da mulher nascer.
- Período de crescimento: durante a vida fetal da mulher, as oogônias crescem e se transformam em oócitos I
- Período de maturação: ocorre na puberdade. Cada oócito I, através da meiose I, origina duas células – ovócito II e corpúsculo polar. O ovócito II é muito maior do que o corpúsculo polar, devido a presença de maior quantidade de citoplasma. O oócito II sofre a meiose II e divide-se em outras duas células, o óvulo e outro corpúsculo polar. Novamente, a divisão é desigual sendo o óvulo de tamanho maior. Ao final do processo, cada oócito I produz um óvulo e três corpúsculos polares.

Ao nascer, a mulher tem cerca de 2 milhões de oócitos I. A maioria degenera,mas na puberdade a mulher ainda tem cerca de 100 mil a 200 mil oócitos. Ao longo de sua vida fértil, a mulher produz cerca de 400 óvulos funcionais. O restante dos oócitos sofrem atresia (perda).

2016-09-16.jpg

A divisão meiótica da mulher fica estacionada na prófase I até esse oócito ser fecundado. Estou muito preocupada, pois pelo o que eu li é capaz de meu bebê nascer com Síndrome de Down devido a minha idade, e isso aumenta muito a chance , porque pode ocorrer de os cromossomos homólogos não conseguirem se separar e invés de ter 23 cromossomos em cada um , um terá 22 e outro 24 e se for fecundado o de 24 o bebê nascera com Síndrome de Down e os com 22 geralmente os embriões morrem.

Tomara que dê tudo certo. Então gente por hoje é só não estou conseguindo ficar no computador pois estou com muito enjoo. Até mais !



Fontes de Pesquisa:


terça-feira, 30 de agosto de 2016

Hora da Verdade

Quando peguei o resultado o médico me falou que deu positivo e que eu seria mamãe. Entrei em estado de choque, não acreditava no que ele estava falando, então o questionei, como poderia estar grávida se uso anticoncepcional há anos. E ele com um sorriso me falou :
- Olha querida, o anticoncepcional hormonal combinado oral (AHCO) ou pílula anticoncepcional é considerado um medicamento eficiente na prevenção da gravidez e seu índice de falha é de 0,1%. Mas, apesar de os índices serem bem baixos, é claro que ainda existe o risco de gravidez. Observação, esse índice é quando a pílula é tomada regularmente, sem seu esquecimento.
Fonte: gineco.com.br
 A pílula anticoncepcional é um comprimido que  tem a combinação de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que inibe a ovulação. O anticoncepcional oral também modifica o muco cervical, tornando-o hostil ao espermatozoide. E esses hormônios que tem na pílula faz com que seus hormônios fiquem constantes e evita a ovulação. Você tem certeza que não esqueceu de tomá-lo algum dia?  
Quando ele me fez essa pergunta lembrei que tinha alguns dias atrás eu vivia uma semana difícil e estava cansada, acabei esquecendo de tomar o comprimido, porém achei que não houvesse nenhum problema. Aí ele me explicou que quando parar de tomar a pílula os hormônios voltam aos seus níveis normais e não constantes,  fazendo assim o ciclo para preparar-me para ovulação.
Saí da consulta, ainda meio desnorteada mas, vamos esperar eu “cair na real”.


sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Apresentação

Olá pessoal! Eu sou a Zuleide da Silva , mais conhecida como Zuzu. Tenho 35 anos, solteira, trabalho como administradora de uma empresa que fornece instrumentos laboratoriais, hoje vou contar para vocês um pouco da minha história.
Sempre tive vontade de ser bem sucedida profissionalmente, nunca quis ser mãe, afinal uma criança exige muito da gente e também não queria acabar com o meu corpo. Sou morena, magra e alta e os homens sempre caíram aos meus pés e eu sempre adorei isso. Tive um relacionamento de 8 anos, sofri muito com meu ex-companheiro, me agredia sempre que bebia! E eu uma idiota, nunca denunciei! Só que devido as essas agressões eu encontrei refúgio nas bebidas e nas drogas, até que esse meu companheiro me largou, entrei em uma depressão horrível, queria morrer a todo custo, mas consegui superar a falta que ele me fazia. Isso já faz 3 anos e desde de então nunca mais namorei! Claro que fico, mas não namoro sério. Agora curto minha vida, saio todos os fins de semana, e em uma saída me envolvi com dois caras no mesmo final de semana.
Tem cerca de um mês que eu estava meio indisposta, e resolvi procurar um médico, chegando lá relatei o que estava sentindo e ele me passou alguns exames e também o beta HCG que era para gravidez, até ri na hora, eu não poderia estar grávida, mas fiz o exame.